CLAEQ auxiliou a ABM Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração a estruturar um inédito núcleo de inovação tecnológica ABM (ICT-NIT-ABM), orientando a formulação, coordenação e a implementação da agenda de inovação para os setores de atuação da Associação, com base numa política de inovação para os setores de metalurgia, materiais e mineração. Este projeto teve como objetivo central a concepção e implantação de um ICT para maximizar a captação de recursos para o fomento da inovação.
Os principais eixos de atuação do CLAEQ foram:
- Desenvolver metodologia para a operacionalização dos projetos nacionais obedecendo a uma estrutura de interações setoriais;
- Articulação para Inovação – identificação, desenvolvimento e articulação de projetos de P,D&I cooperativos, envolvendo empresas, instituições de pesquisa, universidades e ações institucionais para desenvolvimento de programas de infraestrutura para inovação. Foram também desenvolvidos metodologia e processos relacionados à propriedade intelectual, incluindo o registro de patentes e licenciamento de tecnologia.
- Observatório da Inovação – identificação das principais tendências e inovações mundiais nos setores metalúrgicos, materiais e mineração, utilizando ferramentas de inteligência competitiva. Dentre estas, destacamos a vigilância tecnológica.
- Agendas da Inovação – construção de agendas programáticas setoriais de inovação, com caráter prospectivo, com base em conjuntos de oportunidades a serem exploradas sob a forma de cooperação, pelas diversas instituições e setores empresariais envolvidos.
- Capacitação para Inovação – programa de capacitação de profissionais em temas relacionados à inovação com o objetivo de estimular e fortalecer a competitividade das empresas ligadas à ABM.
- Promoção da Inovação – eventos para apresentação de novidades e tendências setoriais, compartilhamento de instrumentos de promoção da inovação e rodadas de negócios, envolvendo pesquisadores, empreendedores e investidores.
- Coordenação de programas estratégicos que promovem a sustentabilidade e a competitividade dos setores ligados à ABM: carvão mineral nacional, eficiência energética, coprodutos e biomassas, entre outros.
- Promoção e desenvolvimento tecnológico da cadeia de fronteira de fornecimento e consumo, à luz dos conceitos de “open innovation” e de redes colaborativas.
Resultados do trabalho
- Política de Inovação institucionalizada: conjunto de diretrizes formalmente expressas, orientadas ao aperfeiçoamento e fortalecimento do ambiente da inovação dos minerometalúrgicos e de materiais.
- Modelo estruturado do ICT-NIT-ABM: estatuto e regimento interno.
- Metodologia customizada para a execução e controle dos projetos
- Plano de comunicação e divulgação da política e das ações do NIT.
Os resultados do trabalho impactaram positivamente a ABM e mantém ativa a parceria entre ABM e CLAEQ, iniciada em 2011.